CIRCULOS DE ESTUDOS

Libertando o Potencial Humano

O Homem é, na sua essência um ser espiritual, uma "mina rica em jóias de inestimável valor". É preciso que desenvolva o seu pleno potencial, usando-o em prol do bem-estar da Humanidade: "Sentidos e faculdades foram-nos concedidos para serem consagrados ao serviço do bem comum". 
A Comunidade Bahá'í está atualmente empenhada a nível mundial na aplicação de um curso para o desenvolvimento de virtudes e capacitação para o serviço. Através de uma seqüência de livros, estudados em "círculos de estudo", tratam-se temas como o poder da oração, a alegria de servir e a educação espiritual das crianças, entre outros.   
História dos Círculos de Estudo
Nos anos setenta, na Colômbia, foi desenvolvido um programa sistemático e contínuo de educação embasado nas Escrituras da Fé Bahá'í. A meta deste programa era levantar os recursos humanos necessários para o progresso social da humanidade, treinando os participantes nos ensinamentos espirituais, morais e sociais da Fé Bahá'í. O método Colombiano comprovou ser um exemplo brilhante e uma fonte de grande inspiração para as comunidades bahá´ís em todo o mundo, e foi logo adotado pelos países vizinhos.
Influenciado pelos esforços paralelos da comunidade Colombiana, no campo social e do desenvolvimento econômico, o programa foi ainda mais impressionante pelo fato de que fora realizado num ambiente de violência e de desrespeito às leis que estavam transtornando a vida da sociedade circunvizinha. Em um período de pouco mais de duas décadas, foram realizados avanços significantes no desenvolvimento deste programa. Mais de 300 institutos de treinamento foram estabelecidos ao redor do mundo, atingindo a verdadeira essência da vida da Comunidade Bahá'í, através de um sistema descentralizado de tutores, de círculos de estudos, e a seqüência de cursos baseados nas Escrituras sagradas. Hoje, centenas de milhares de crentes em todo o mundo, junto com os seus amigos e vizinhos, estão envolvidas nos institutos de treinamento.  


O que são Círculos de Estudo?
Os círculos de estudo constituem a metodologia deste curso para o desenvolvimento de virtudes e capacitação para o serviço . São pequenos grupos que num espírito de unidade, e através da participação e contribuição de todos, tentam descobrir as "jóias de inestimável valor" neles contidas. Cada grupo tem um facilitador, o qual orienta o estudo e garante um ambiente em que todos se sentem livres para explorar os conceitos e procurar respostas. Os círculos de estudo visam também a prática de pequenos atos de serviço, bem como a integração dos seus participantes através de dinâmicas e atividades de lazer conjuntas.

O início…

Livro 1

O primeiro livro do curso denominado  "Reflexões Sobre a Vida do Espírito" é constituído por três unidades.
·       A primeira transmite conhecimento sobre os valores espirituais e morais ensinados por todas as tradições espirituais, e promove uma reflexão sobre as implicações da sua aplicação na vida individual e na sociedade.
·       A segunda unidade trata da oração: o conceito, a importância, e a identificação das atitudes e sentimentos que contribuem ao estado de oração.
·       A terceira unidade proporciona reflexões sobre "A Vida e a Morte", ajudando a compreender o verdadeiro significado da vida, como algo que transcende o meramente material e continua eternamente nos mundos espirituais. 


Para quem?

Existem atualmente no Brasil mais de uma dúzia de Institutos Regionais, que coordenam as redes de comunicação entre as pessoas que estão atualmente se deslocando para atender a realização dos cursos. São treinados facilitadores aos níveis locais e regionais e então os círculos de estudo são abertos nas residências ou em locais públicos. Em lugar de receber passivamente a informação dos professores, os participantes aprendem a explorar a dimensão espiritual da vida.por métodos dinâmicos de aprendizagem cooperativa, .  Estes círculos de estudo estão abertos a todas as pessoas do mundo, pessoas de qualquer idade ou confissão religiosa (ou sem confissão religiosa) que desejam se unir, e não apenas aos bahá´ís.  Realizam-se em centenas de comunidades locais em todo o Brasil e são gratuitos, sendo necessário apenas pagar o custo do material (cerca de doze reais). 


Porquê?

No coração do revelação de Bahá'u'lláh está o poder da transformação, quer do indivíduo quer da sociedade. A transformação do indivíduo não é um processo isolado e ascético ,nem sequer está centrado por completo na realização individual. Em termos bahá'ís, o processo de desenvolvimento e realização individuais está interligado com o centrar de esforços na melhoria e desenvolvimento da humanidade em geral, através do serviço à comunidade. 

 A oração e meditação, o travar de batalhas espirituais, viver de acordo com as leis e os ensinamentos morais e éticos — são elementos essenciais no cumprimento do objetivo da vida, mas esses esforços só alcançam o seu efeito transformador mais completo quando são dedicados ao serviço.
 
Assim, os bahá'ís estão  ativamente empenhados em desenvolver o conhecimento, as capacidades e visão espirituais que os permitam agir com recursos humanos eficazes, os quais são vitais ao processo integrado da transformação pessoal e social. Através da aprendizagem sobre a nossa realidade espiritual e do nosso papel individual no progresso da sociedade, podemos melhor compreender a finalidade da nossa vida e a maneira de melhorá-la, assim como, igualmente, as vidas daqueles que estão à nossa volta.
 

Resultados

Os participantes nos cursos aprendem, por exemplo; valores para ensinar as crianças, a envolverem-se em atividades de serviço à comunidade, a ajudar e encorajar outras pessoas a investigar independentemente as realidades espirituais, ou ainda  a se expressar corretamente as suas opiniões, e assim ocuparem-se em servir a sociedade nas suas mais prementes necessidades como a unidade, a justiça, e igualdade. 
Os participantes nos Círculos de Estudo experimentam freqüentemente um novo sentimento de redimensionamento da vida, obtendo melhores relacionamentos com a família e amigos, e uma frutuosa reavaliação da contribuição que cada um pode dar à comunidade, na sua globalidade e tornar o mundo um melhor lugar para se viver.
Livro 1 - Reflexões sobre a Vida do Espírito
Livro 2 - Levantando-se para Servir
Livro 3 - Ensinar Aulas de Crianças
Livro 4 - Os Manifestantes Gêmeos
Livro 5 - Monitores de Grupo de Pré-Jovens
Livro 6 - Ensinar a Causa
Livro 7 - Percorrer Juntos um Caminho de Serviço

Para obter mais informações ou para participar do nosso projeto,  entre em contato comigo : jornadasespirituais@gmail.com ou
através da Comunidade Bahá'í de Salvador : ael.salvador@bahai.org.br ou através da Sede Nacional Bahá’i no email: info@bahai.org.br ou
DEIXE SEU COMENTÁRIO NESTE BLOG com seus dados de contato.