O que fazemos nas aulas?
Objectivos:
- Capacitar as crianças e pré-jovens a desenvolverem qualidades que caracterizarão quer a sua vida interior, quer o seu comportamento;
- Desenvolver o poder de expressão de virtudes, acções, atitudes, nobreza de carácter
- Desenvolver elevado sentido de serviço ao próximo;
- Desenvolver elevado sentido de cidadania;
- Capacitar a criança a contribuir individual e colectivamente para o delinear da sociedade futura, livre de preconceitos.
- A natureza espiritual e nobre dos seres humanos
- O princípio da unidade da humanidade como uma família
- O desenvolvimento de uma visão global que abranja o mundo inteiro
- A capacidade inerente ao ser humano de crescer e desenvolver-se
- A importância da unidade na diversidade
- A importância de investigar a verdade por si próprio
- A importância de se esforçar para atingir a excelência em todos os aspectos da vida
- A necessidade de adoptar e promover os valores e tradições da sua cultura
Estudo das virtudes como:
- Consulta
- Cortesia
- Amizade
- Linguagem digna
- Discurso ponderado
- Justiça
- Fidedignidade
- Veracidade
- Unidade na diversidade
- Generosidade
- Hospitalidade
- Justiça
- Benevolência
- Moderação
- Partilha Humildade
- Júbilo
- Amor à Beleza
- Obediência
- Reconhecimento e gratidão
- Protecção do Ambiente
- Rectidão
- Educação
- Equidade
- Excelência I
- mparcialidade
- Modéstia
- Contentamento
- Desprendimento
- Lealdade
- Obediência à Lei
- Respeito pelos outros
- Respeito pelos pais
- Responsabilidade
- Auto-conhecimento
- Respeito por si próprio
- Verdadeira liberdade
Estrutura metodológica de cada aula
- Período de meditação: compreensão e memorização de citações de textos sagrados ligados a virtudes;
- História e/ou Fábula;
- Actividade artística (artes plásticas ou cénicas);
- Música (aprendizagem de canções);
- Actividade lúdica (jogos cooperativos ou recreativos)
A Fé Bahá'í considera que a dimensão espiritual do ser humano é fundamental e que tanto nas suas capacidades físicas como racionais devem expressar o grande caudal de nobres ideais acumulado pela humanidade. Nas palavras de 'Abdu'l-Bahá, o propósito da religião é a procura "da felicidade na vida futura e o refinamento do carácter desta". Portanto, o objectivo primordial da educação é nutrir as atitudes e as práticas que libertem o potencial humano e brindem as pessoas com a oportunidade de alcançar não só um maior grau de desenvolvimento técnico-profissional, como também uma compreensão de quem somos, para que propósito existimos e, em consequência, que princípios hão-de reger as nossas vidas, pois o ser e o fazer constituem dimensões inseparáveis de cada pessoa. São estas questões que acompanham inevitavelmente o Homem no decurso de sua vida e às quais, tanto a ciência como a religião, cada uma com a sua especificidade e em diálogo mútuo, tem o dever de dar respostas congruentes. Nenhuma educação poderá dizer-se plenamente moral se não conduzir a uma maior estabilidade emocional e a uma autêntica capacidade de contribuir para o bem-estar do conjunto da humanidade.
A estreita relação entre o desenvolvimento moral da pessoa e a cultura da dimensão espiritual do ser humano torna imprescindível que a escola se ofereça como um observatório privilegiado de onde aceder aos frutos históricos do esforço humano em toda a riqueza e variedade de suas culturas. Neste sentido, deveria propiciar-se que as nossas meninas e meninos valorizem e apreciem o património espiritual e religioso da humanidade, conheçam e apreciem os monumentos literários e artísticos das grandes religiões do mundo, e entendam a dinâmica de diálogo intercultural e interreligioso a que o nosso planeta está convocado. A tolerância sem reconhecimento é indiferença. Ainda mais, os valores humanos não podem entender-se à margem da história e da dimensão transcultural e interreligiosa que a realidade contemporânea apresenta. Preparar os nossos filhos e filhas para os desafios inerentes a esta tarefa civilizadora, é parte fundamental da pacificação e globalização dos assuntos humanos.
A Comunidade Bahá'í do Brasil uniu-se a milhares de comunidades bahá´ís locais ao redor do mundo, instituindo aulas para suas crianças, incluindo crianças não bahá’ís, independente de antecedente histórico ou de crença. As Comunidades bahá´ís colocam a educação das crianças como prioridade nos seus planos de atividades locais. Preocupados com o amplo abandono, a falta de cuidado e atenção com as crianças, os bahá´ís decidiram dedicar especial atenção à educação delas, com a sua força de trabalho e com recursos disponíveis da comunidade. Reconhecendo o enorme potencial das crianças e de suas capacidades intelectuais, emocionais e morais, a Comunidade Bahá'í percebe que isto é vital para complementar o sistema de ensino formal com programas de enriquecimento ético e espiritual.
O fracasso para educar o espírito humano, e a negligência no desenvolvimento do caráter, contribuiu para vários problemas sociais, aparentemente sem solução. Como os bahá´ís decidiram "levar avante uma civilização sempre crescente", os bahá´ís do Brasil estão, sistematicamente, abrindo as aulas para as crianças nas suas comunidades em todo o país, onde quer que elas residam, de modo a prover a educação espiritual de todas elas. Algumas dessas aulas já foram realizadas por muitos anos; algumas promovidas pelos governos municipais e outras realizadas em residências e locais públicos.
Para obter mais informações ou para participar do nosso projeto, entre em contato comigo : jornadasespirituais@gmail.com ou LIGUE 3365 6152
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