CRIANÇAS E PRÉJOVENS - EDUCAÇÃO MORAL/ESPIRITUAL








O que fazemos nas aulas?

Objectivos:
  • Capacitar as crianças e pré-jovens a desenvolverem qualidades que caracterizarão quer a sua vida interior, quer o seu comportamento;
  • Desenvolver o poder de expressão de virtudes, acções, atitudes, nobreza de carácter
  • Desenvolver elevado sentido de serviço ao próximo;
  • Desenvolver elevado sentido de cidadania;
  • Capacitar a criança a contribuir individual e colectivamente para o delinear da sociedade futura, livre de preconceitos.

Nesse sentido os seguintes conceitos serão introduzidos e desenvolvidos:
  • A natureza espiritual e nobre dos seres humanos
  • O princípio da unidade da humanidade como uma família
  • O desenvolvimento de uma visão global que abranja o mundo inteiro
  • A capacidade inerente ao ser humano de crescer e desenvolver-se
  • A importância da unidade na diversidade
  • A importância de investigar a verdade por si próprio
  • A importância de se esforçar para atingir a excelência em todos os aspectos da vida
  • A necessidade de adoptar e promover os valores e tradições da sua cultura

Estudo das virtudes como:
  • Consulta 
  • Cortesia 
  • Amizade 
  • Linguagem digna 
  • Discurso ponderado 
  • Justiça 
  • Fidedignidade 
  • Veracidade 
  • Unidade na diversidade 
  • Generosidade 
  • Hospitalidade 
  • Justiça 
  • Benevolência 
  • Moderação 
  • Partilha Humildade 
  • Júbilo 
  • Amor à Beleza 
  • Obediência 
  • Reconhecimento e gratidão 
  • Protecção do Ambiente 
  • Rectidão 
  • Educação 
  • Equidade 
  • Excelência I
  • mparcialidade 
  • Modéstia 
  • Contentamento 
  • Desprendimento 
  • Lealdade 
  • Obediência à Lei 
  • Respeito pelos outros 
  • Respeito pelos pais 
  • Responsabilidade 
  • Auto-conhecimento 
  • Respeito por si próprio 
  • Verdadeira liberdade

Estrutura metodológica de cada aula
  • Período de meditação: compreensão e memorização de citações de textos sagrados ligados a virtudes;
  • História e/ou Fábula;
  • Actividade artística (artes plásticas ou cénicas);
  • Música (aprendizagem de canções);
  • Actividade lúdica (jogos cooperativos ou recreativos)

A Fé Bahá'í considera que a dimensão espiritual do ser humano é fundamental e que tanto nas suas capacidades físicas como racionais devem expressar o grande caudal de nobres ideais acumulado pela humanidade. Nas palavras de 'Abdu'l-Bahá, o propósito da religião é a procura "da felicidade na vida futura e o refinamento do carácter desta". Portanto, o objectivo primordial da educação é nutrir as atitudes e as práticas que libertem o potencial humano e brindem as pessoas com a oportunidade de alcançar não só um maior grau de desenvolvimento técnico-profissional, como também uma compreensão de quem somos, para que propósito existimos e, em consequência, que princípios hão-de reger as nossas vidas, pois o ser e o fazer constituem dimensões inseparáveis de cada pessoa. São estas questões que acompanham inevitavelmente o Homem no decurso de sua vida e às quais, tanto a ciência como a religião, cada uma com a sua especificidade e em diálogo mútuo, tem o dever de dar respostas congruentes. Nenhuma educação poderá dizer-se plenamente moral se não conduzir a uma maior estabilidade emocional e a uma autêntica capacidade de contribuir para o bem-estar do conjunto da humanidade.
A estreita relação entre o desenvolvimento moral da pessoa e a cultura da dimensão espiritual do ser humano torna imprescindível que a escola se ofereça como um observatório privilegiado de onde aceder aos frutos históricos do esforço humano em toda a riqueza e variedade de suas culturas. Neste sentido, deveria propiciar-se que as nossas meninas e meninos valorizem e apreciem o património espiritual e religioso da humanidade, conheçam e apreciem os monumentos literários e artísticos das grandes religiões do mundo, e entendam a dinâmica de diálogo intercultural e interreligioso a que o nosso planeta está convocado. A tolerância sem reconhecimento é indiferença. Ainda mais, os valores humanos não podem entender-se à margem da história e da dimensão transcultural e interreligiosa que a realidade contemporânea apresenta. Preparar os nossos filhos e filhas para os desafios inerentes a esta tarefa civilizadora, é parte fundamental da pacificação e globalização dos assuntos humanos.


A Comunidade Bahá'í do Brasil uniu-se a milhares de comunidades bahá´ís locais ao redor do mundo, instituindo aulas para suas crianças, incluindo crianças não bahá’ís, independente de antecedente histórico ou de crença. As Comunidades bahá´ís colocam a educação das crianças como prioridade nos seus planos de atividades locais. Preocupados com o amplo abandono, a falta de cuidado e atenção com as crianças, os bahá´ís decidiram dedicar especial atenção à educação delas, com a sua força de trabalho e com recursos disponíveis da comunidade. Reconhecendo o enorme potencial das crianças e de suas capacidades intelectuais, emocionais e morais, a Comunidade Bahá'í percebe que isto é vital para complementar o sistema de ensino formal com programas de enriquecimento ético e espiritual.
O fracasso para educar o espírito humano, e a negligência no desenvolvimento do caráter, contribuiu para vários problemas sociais, aparentemente sem solução. Como os bahá´ís decidiram "levar avante uma civilização sempre crescente", os bahá´ís do Brasil estão, sistematicamente, abrindo as aulas para as crianças nas suas comunidades em todo o país, onde quer que elas residam, de modo a prover a educação espiritual de todas elas. Algumas dessas aulas já foram realizadas por muitos anos; algumas promovidas pelos governos municipais e outras realizadas em residências e locais públicos. 
Para obter mais informações ou para participar do nosso projeto,  entre em contato comigo : jornadasespirituais@gmail.com ou LIGUE 3365 6152
através da Comunidade Bahá'í de Salvador : ael_salvador@yahoo.com.br ou através da Sede Nacional Bahá’i no email: info@bahai.org.br ou
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