segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O propósito da educação

seleção dos Escritos Bahá’ís

A importância da educação
"... a educação não pode alterar a essência íntima do homem, mas, efectivamente, exerce influência formidável e, com esse poder, pode fazer manifestarem-se no indivíduo quaisquer perfeições e capacidades que estejam  depositadas dentro dele.” ‘Abdu’l-Bahá

Educar enquanto criança
"É extremamente difícil ensinar o indivíduo e refinar o seu carácter uma vez passada a puberdade. Nessa altura, como tem mostrado a experiência, mesmo que se faça todo o esforço por modificar determinada tendência, tudo é absolutamente inútil. Poderá, talvez, melhorar um pouco e regressará à sua condição habitual e a seus modos costumeiros. Portanto, é na primeira infância que um firme alicerce deve ser estabelecido. Enquanto o ramo está verde e tenro pode ser facilmente endireitado.”
Educação Bahá'í, uma compilação, p. 39.

A responsabilidade de educar as crianças
"Nós prescrevemos para todos os homens aquilo que conduzirá à exaltação da palavra de Deus entre Seus servos e, também, ao progresso do mundo da existência e à elevação das almas. Para este fim, o maior meio é a educação da criança. A esta, cada um e todos devem apegar-se com firmeza. Nós, verdadeiramente, conferimos a vós esta incumbência em numerosas epístolas assim como em Meu Mais Sagrado Livro. Feliz aquele que a ela presta obediência."
Educação Bahá'í, uma compilação, p. 14 e 15.

O propósito da educação bahá’í
"Num tempo futuro, a moralidade degenerará a um grau extremo. É essencial que as crianças sejam criadas na conduta bahá'í para que encontrem a felicidade tanto neste mundo como no vindouro. Se assim não for, ver-se-ão cercados de tristezas e dificuldades, pois a felicidade humana está alicerçada no comportamento espiritual."
Educação Bahá'í, uma compilação, p. 41.

Educar espiritualmente…
“Os filhos se assemelham aos ramos tenros e verdes; crescem do modo como vós os educais.”
‘Abdu’-Bahá

"A instrução dessas crianças é assim como o trabalho de um jardineiro afectuoso que cuida de suas pequenas plantas nos campos floridos do Todo-Glorioso. Não há dúvida de que produzirá os resultados desejados; isto é especialmente verdade no que se refere à instrução das obrigações e da conduta bahá'í, pois as pequenas crianças devem ser conscientizadas, no coração e na alma, que Bahá'í não é apenas um nome, mas uma verdade. Toda a criança tem de ser instruída nas coisas do espírito para que venha a personificar todas as virtudes e tornar-se uma fonte de glória para a Causa de Deus. De outra forma, a mera palavra Bahá'í, se não produzir frutos, perderá o seu significado. Esforçai-vos, pois, com o melhor de vossa habilidade, para que estas crianças saibam que um bahá'í é aquele que personifica todas as perfeições, que ele tem de irradiar luz como um castiçal aceso…"
Educação Bahá'í, uma compilação, p. 42.

A importância do educador espiritual
"Abençoado é o professor que se mantém fiel ao Convénio de Deus e se ocupa com a educação das crianças. Para ele, a Pena Suprema dedicou aquela recompensa que está revelada no Mais Sagrado Livro. Abençoado, abençoado é ele!"
Educação Bahá'í, uma compilação, p. 21.
"Se não houvesse educadores, todas as almas permaneceriam selvagens e, se não fosse o mestre, as crianças seriam criaturas ignorantes."
Educação Bahá'í, uma compilação, p. 40.
"Ó tu, professor das crianças do Reino!
Tu te levantaste para realizar um serviço que, com justiça, te permitiria glorificar-te acima de todos os professores da Terra. Pois os professores deste mundo fazem uso da educação humana para desenvolver os poderes da humanidade, sejam eles espirituais ou materiais, enquanto que tu estás instruindo estas jovens plantas nos jardins de Deus de acordo com a educação celestial, e lhes estás transmitindo as lições do Reino (...) Apega-te, com firmeza, a essa espécie de ensino, pois os seus frutos serão muito grandes..."
Educação Bahá'í, uma compilação, p. 52. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário